quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Marcha contra corrupção atrai maçons, crianças e senhoras em SP

Cerca de 1000 pessoas participam de manifestação na Avenida Paulista durante feriado de Nossa Senhora de Aparecida

 
Nara Alves, iG São Paulo
 
 
 
A Marcha Contra Corrupção que acontece no feriado de Nossa Senhora de Aparecida, dia das crianças, reuniu na capital paulista estudantes, famílias, associações de bairro e movimentos como o da maçonaria. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 1000 pessoas se reuniram em frente ao Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista. A expectativa é de que o número aumente para 5 mil até o final da tarde.



Foto: AE
Marcha Contra a Corrupção reuniu cerca de mil pessoas em São Paulo
Leia também:
Os manifestantes não interromperam o tráfego de veículos e solicitam que os motoristas buzinem enquanto o farol está fechado. Com apitos, megafones e faixas eles pedem a aprovação definitiva da Lei da Ficha Limpa, o fim da imunidade parlamentar, a tipificação da corrupção na lei de crimes hediondos e a investigação sobre as denúncias do deputado Roque Barbiere, do PTB de São Paulo, de que deputados estariam vendendo emendas parlamentares.

Foto: Nara Alves/iG Ampliar
Integrantes da maçonaria engrossaram a Marcha
 

Os protestos têm como alvo políticos como o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD-SP), o vice-presidente Michel Temer (PMDB-SP), o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e o deputado Paulo Maluf (PP-SP). De acordo com o coordenador do movimento Unidos Contra a Corrupção, Márcio Zalma, de 43 anos, a marcha é apartidária. “Protestamos contra a corrupção em todos os níveis, desde o suborno no trânsito até a corrupção dos políticos. A corrupção está enraizada no povo”, disse.

 
Um dos movimentos que trouxe mais manifestantes foi o da Maçonaria Contra a Corrupção. Cerca de 400 maçons engrossaram a marcha paulista. Um deles é o analista de qualidade Daniel Berbel, de 23 anos. “A maçonaria é uma sociedade secreta filantrópica de mais de mil anos. Em São Paulo, há cerca de 30 lojas (núcleos de reunião maçom) e no movimento contra a corrupção somos mais de 2 mil”, calcula Berbel, que faz parte do núcleo da Lapa, que tem 130 pessoas, em sua maioria trabalhadores com mais de 40 anos, segundo ele.
 
Foto: Nara Alves/iG Ampliar
ONG de senhoras foi para dar exemplo a jovens


“Estamos em todas”

A Marcha contra a Corrupção também conta com a participação de senhoras da organização não-governamental Amigos Associados de Ribeirão Bonito. A aposentada Cristina da Veiga, de 62 anos, conta que conheceu a associação enquanto participava da marcha contra corrupção do 7 de setembro. “Somos um grupo de 20 pessoas, amigos de infância, e decidimos aderir ao movimento para dizer aos jovens: até quando você vai ficar sem fazer nada? A gente tem que mobilizar a juventude porque a gente já fez muito.”
 
Segundo a aposentada, as amigas participaram das passeatas pelo impeachment do ex-presidente e atual senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL). “Eu estava grávida quando participei da Marcha da Família com Deus pela Liberdade em 1964”, diz Maria Luiza Marques. “Estamos em todas”, completa a empresária Ana Maria Souza Queiroz, de 65 anos.

Foto: Nara Alves/iG Ampliar
Família comemora Dia das Crianças com participação no evento
 
Famílias inteiras também participaram do protesto. A técnica contábil Cleide Continho, de 37 anos, e seu marido, o engenheiro Carlos Eduardo Minniti, de 51 anos, trouxeram as duas filhas, Ana Clara, de 3 anos, e Carla, de 12, para comemorar o dia das crianças protestando contra a corrupção. “Trouxe elas porque a gente começa mostrando para os nossos filhos, para que participem”, disse a mãe.


Cleide é ativista contra a verticalização do bairro de Perdizes, na zona oeste da cidade, e contra a especulação imobiliária abusiva na cidade de São Paulo. Com uma camiseta contra Kassab, ela acusou o prefeito de interferir no crescimento do bairro por causa da especulação. “Assim como está acontecendo no Itaim Bibi por causa da venda do Quarteirão (da Cultura) nós também protestamos em Perdizes. Mas a voz do povo não está sendo ouvida”, protesta Cleide.

 
Voto distrital

Outro grupo que se associou à marcha desta quarta-feira foi o Eu Voto Distrital. Um dos líderes do grupo, que contou com cerca de 100 pessoas na marcha, é o empreendedor social Pablo Ribeiro, de 25 anos.


Pablo distribuiu aos manifestantes um folheto que pede assinaturas para incentivar a aprovação do voto distrital no Congresso Federal. A meta, segundo ele, é coletar 1 milhão de assinaturas para pressionar os parlamentares.


 Comentário do autor do Blog:

É assim...

“Brava gente” ensaia o despertar
Por uma Nação que preze pela decência
Deixa de lado a preguiça, a sonolência,
Vai à rua, braços dados, a se manifestar.

De uma caminhada constante, ininterrupta
Esse exemplo seja apenas o primeiro passo
E “verás que um filho teu não foge à luta”
E “com braço forte” conquistará seu espaço.

Ah, “Terra adorada”! Pátria amada!” Brasil!
Por parasitas, há tanto tempo infestada!
Do “berço esplêndido” do comodismo se vê despertada
Hoje sua gente, seu povo varonil!

É assim que se inspira o povo!
É assim que se aproximam os bons!
É assim que se afastam os maus!
É assim, por fim, que se constrói uma NAÇÃO!

                                                        Guilherme A. Dias

Um comentário:

Anônimo disse...

Nossa, é muito bom ler e ver isso... Passou da hora de fazermos algo... infelizmente na minha cidade não ocorre nenhum tipo de manifesto... Mas aos poucos vamos tomando grandes proporções e lutar contra esses corruptos.

Ah, Guilherme.. Vc "disse" tudo nesse pequeno poema...

Pode pensar em escrever um livro, em?

Abraços!

Aline Bento