sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Faltam 6 milhões de professores para universalizar educação

Estimativa da ONU é a de que, se não forem contratados, países não atinjam meta de dar ensino básico a todas as crianças até 2015

 
iG Brasília |

 
A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que são necessários 6,1 milhões de professores em todo o mundo para que o acordo de universalização da educação básica até 2015 seja cumprido. A meta de garantir que todas as crianças do mundo concluam o ensino básico até essa data faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, compromisso assinado por 191 países em 2000.
Leia também

O alerta foi feito nesta quarta-feira, em que se comemora o Dia Internacional do Professor. Segundo a organização, do total, 2 milhões de professores precisam ser formados e contratados. Os outros 4,1 milhões de profissionais são necessários para substituir professores aposentados, doentes ou que trocarão de carreira até lá.
 
A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) diz que metade dos docentes precisam atuar na África Subsaariana. Os Estados Árabes necessitam de 243 mil profissionais, outros 292 mil devem trabalhar no sul e oeste da Ásia e a Europa Ocidental e América do Norte, precisam de mais 155 mil professores.
 
A Europa Central e a Oriental, a Ásia Central e a Ocidental, a América Latina e o Caribe, juntos, somam 11% da escassez global. “Se quisermos dar oportunidades iguais para nossos filhos e filhas, devemos criar políticas que estimulem homens e mulheres à profissão de docente”, afirmou a Diretora-Geral da Unesco, Irina Bokova.

O tema do Dia Internacional do Professor em 2011 é “Professores para a Igualdade entre Gêneros”. A Unesco está promovendo fóruns e divulgação de estudos sobre o tema em homenagem à data.

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessante, o único problema em nosso país (Brasil), os professores não tem a valorização que merece por parte do povo... Talvez seja a falta de conhecimento o que é o trabalho do professor, como funciona, o que ele faz entre outros...
Mas tem que ser pensado muito, pois como acontece no Brasil tem muitos alunos que passam forçado (culta do Estado para mostrar com os resultados do inep que o Brasil vem se desenvolvendo na educação).

O mais interessante dá para perceber que os professores são fundamentais não só no nosso país mais em todos, bom para os nossos "políticos" terem a consciência (se eles tiverem ainda), a importância desse profissional.


Aline Bento