quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Professores invadem Assembleia do Ceará e jogam banco na polícia

 


Em greve, docentes invadiram a Casa com pedaços de madeiras e foram contidos por 30 homens da Tropa de Choque


Daniel Aderaldo, iG Ceará


    enviar por e-mail
    Professores invadem Assembleia do Ceará e jogam banco na políciaEm greve, docentes invadiram a Casa com pedaços de madeiras e foram contidos por 30 homens da Tropa de Choque
    * campos são obrigatórios
    corrigir
    Professores invadem Assembleia do Ceará e jogam banco na políciaEm greve, docentes invadiram a Casa com pedaços de madeiras e foram contidos por 30 homens da Tropa de Choque
    * campos obrigatórios
    Foto: Daniel Aderaldo/iG
     
    Com um colchão, Professores enfrentam a polícia durante invasão
    à Assembleia Legislativa do Ceará
    Os professores da rede estadual do Ceará entraram em confronto com o Batalhão de Choque da Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (29) na Assembleia Legislativa. Os grevistas usaram um painel como escudo e arremessaram bancos contra os policiais. Dois professores ficaram feridos e quatro foram detidos. É a segunda vez, só neste mês, que a Assembleia é palco de confronto entre policiais e professores.
    Últimas notícias sobre a greve no Ceará:


    Leia também:

    Os ânimos se acirraram por volta das 9 horas, quando alguns professores tentaram forçar a entrada no plenário da Casa. Depois, um grupo de 200 pessoas se concentrou na entrada do plenário ameaçando invadi-lo. Cerca de 30 homens da Tropa de Choque da PM foram chamados para conter os manifestantes.


    Duas pessoas acabaram feridas e quatro detidas pela polícia. Um painel artístico de quatro metros de comprimento foi arrancado e usado como escudo pelos manifestantes. Eles também arremessaram bancos contra os policiais. Pedaços de madeira, facas, paus e outros artefatos foram apreendidos com os professores.


    O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), justificou o uso da força policial. “Tenho a premissa de preservar o patrimônio público, até porque prevaricaria se não fizesse isso”, disse ele. “Recrimino qualquer ato de violência, de qualquer natureza. A violência tem que ser deixada de lado deste parlamento. Sei que os professores de bem não participaram desse ato”, afirmou.
    Vídeo mostra painel usado de escudo e os bancos arremessados
    Mensagem

    Desde quarta-feira (28) os professores estão acampados na Assembleia. Eles não concordam com a mensagem do governo do Ceará que reajusta o salário de uma parte dos educadores, mas não contempla todos os níveis da carreira.


    Dos 35 mil professores ativos e inativos da rede estadual, apenas um grupo de 250 foram contemplados. Esses profissionais são de nível médio e passarão a receber o piso nacional do magistério de R$ 1.187. A categoria tentou impedir que a matéria fosse aprovada pelos deputados, mas, dos 46 parlamentares, apenas quatro votaram contra.


    "Essa matéria tenta apagar fogo com gasolina", disse o deputado Roberto Mesquita (PV), um dos que votaram contra o reajuste. Para ele, o governo não prioriza a educação, pois dinheiro não seria problema para o governo. "O Ceará se mostra para o mundo como o Estado que, nominalmente, em valores absolutos, é o quarto da federação a fazer mais investimentos e, proporcionalemten, é o primeiro", ponderou.


    Durante a votação, os professores tentaram forçar a entrada do plenário novamente e a polícia usou grande quantidade de gás de pimenta e forçou os manifestantes a recuarem. A Assembleia continua ocupada.
    Foto: Divulgação
    Após confronto com a polícia dentro da Assembleia,
    professor fica ferido


    Comentário do autor deste Blog:

    Em  todas  as  regiões  do  Brasil,  os  governos  dão  claros e  
    notórios    exemplos   de   incompetência   administrativa   e 
    de  autoritarismo.  É uma  vergonha, porque institucionaliza-se, 
    novamente,  a  ditadura  neste   país.  Nossa  democracia  existe
    apenas  na   letra  morta  da   lei,  pois,  na  realidade,   ninguém 
    pode   protestar   contra   os   incompetentes,   os  corruptos,  os
    coronéis.   Infelizmente, a    sociedade   escolheu   mal    seus  
    adminstradores. Esse é o preço da DESPOLITIZAÇÃO DA
     SOCIEDADE. Será que merecemos?!

    Um comentário:

    Aline disse...

    Que horror! Sinceramente, sem palavras para descrever essa violência.
    São nesses momentos que tenho vergonha de ser brasileiro. País, onde não temos o direito de reivindicar essa pouca vergonha dos políticos...


    Espero que apesar desse episódio,a categoria não desista...

    Força, para vcs..