quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Câmara dos Deputados escarra na face dos brasileiros



Guilherme A. Dias


O que a Câmara dos Deputados fez ao absolver a deputada flagrada recebendo dinheiro, fruto de um esquema milionário de corrupção, é uma postura absurdamente desqualificada, mesquinha, vil, digna de uma instituição tomada, em parte, por bandidos.

Infelizmente, pode-se afirmar que essa decisão não é um caso isolado, pois sempre que há envolvimento de ignominiosos parlamentares em escândalos, em crimes, o posicionamento dos colegas, igualmente ignóbeis, não tem sido diferente. Com isso, institui-se e consolida-se a sacanagem, o descaso, o desrespeito com a sociedade e com a nação.

É óbvio que a sociedade não está isenta de culpa nessa tragédia, afinal foi por meio do voto popular que eles chegaram lá. Entretanto isso não lhes dá o direito de escarrar na face dessa gente, como também não afasta de quem os elegeu, ao se sentir indignado, o direito de retirá-los do posto que ocupam, da maneira que for possível.

Prudente é aguardar a resposta que a Justiça possa dar a esse fato. Entretanto, se nenhuma punição for imputada à deputada, não se pode descartar, para o bem da nação, a possibilidade de a presidente, num impulso de patriotismo radical, ainda que pesem as opiniões contrárias, determinar o fechamento do Congresso Nacional. Afinal, a ausência desse órgão, tomado pelo câncer da corrupção, será menos nociva aos interesses nacionais que o manter nas atuais circunstâncias.

Contudo, independentemente do que possa acontecer em Brasília, a sociedade brasileira, escarrada, enlameada, precisa acordar da sonolência que a impede de se indignar e, numa grande e coesa mobilização, marchar, “braços dados ou não”, para moralizar todo o sistema de gestão pública do Brasil. Isso é o que se espera da brava gente brasileira.

Agora, se nada acontecer, em vez de brava gente: gente covarde, omissa.

2 comentários:

Aline disse...

Guilherme, vc "disse" tudo.

É um absurdo o que aconteceu e está acontecendo no congresso. Tudo isso está virando uma palhaçada. Eles estão "roubando" de cara lavada e ainda tentam dar desculpas esfarrapadas. Esta tão visível a corrupção em Brasília, que os demais deputados votaram para que o mandato dela não fosse caçado. Se existissem pessoas DIGNAS, HONESTAS, TRANSPARENTES com certeza nada disso teria acontecido.
Nós como cidadão, temos que dar um jeito. Como vc disse através de mobilizações de “braços dados". Vamos a Luta, pq assim não pode ficar.

É uma vergonha... tudo isso..

Abraços
Aline

Anônimo disse...

Oi, Aline.
Oxalá consigamos nos mobilizar em prol da decência na política ou, quem sabe, o fim do Congresso Nacional. Estes homens não são apenas inúteis, são extremamente nocivos à Pátria.

Sorte para nós.

Abraços.

Guilherme