segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Decepções e alívio


                                     Guilherme A. Dias

Outrora eu falava e ouvia as pessoas
e em nenhum momento sentia que havia erro,
erro de português

Com o tempo, o estudo me mostrou
erro de português.

Era tão natural falar e ouvir
paia,
trabaio,
mio,
teia.

A gente se entendia,
se divertia.
Estava tudo certo.

Com o tempo, o estudo me mostrou
erro de Português.

Acreditei que havia erro.
Fiz de tudo para corrigir.

Passei, então, a trair
a paia,
o trabaio,
o mio,
a teia!

Adotei, com muito esforço, apesar dos tropeços:
Palha
Trabalho
Milho
Telha

Mas bem no íntimo,
coisa de origem,
eu gosto, gosto muito de ouvir
da boca de gente simples,
de quem não aprendeu,
nem falta fez,
paia,
mio,
trabaio,
teia.

E assim, com trabalho
constroem a vida,
constroem as casas.

Com trabalho,
plantam o milho
que os alimenta.

Retiram a palha,
fazem um pito

Com trabalho,
cobrem as casas
com telha, claro!

Com o tempo, o estudo me mostrou
Que, se há comunicação, não há erro de Português
Que alívio!
Ufa!

Nenhum comentário: