sábado, 27 de agosto de 2011

Habilidade matemática já aparece em crianças pequenas

 

Crianças com bom senso numérico tendem a ter melhores resultados na solução de problemas


The New York Times |


Segundo um novo estudo, crianças de 3 anos possuem um 'senso numérico’ que pode estar ligado à aptidão matemática.

Melissa Libertus, psicóloga da Johns Hopkins University, e colegas examinaram algo chamado 'senso numérico’, uma intuição – não envolvendo contagens – acerca do conceito de mais e menos. Isso existe em todas as pessoas, disse Libertus, incluindo bebês e povos indígenas sem qualquer educação formal.

Os pesquisadores mediram essa intuição em crianças pré-escolares exibindo grupos de pontos azuis ou amarelos, piscando numa trela de computador. As crianças tinham de estimar qual grupo de pontos era maior em número. Como a exibição era rápida, elas tinham de usar seu senso numérico em vez de contar os pontos.

Foto: Getty Images
Estudo da Universidade Johns Hopkins é o primeiro a explorar
conexão entre matemática e senso nunérico em crianças pequenas

As crianças com melhor senso numérico também mostraram melhores resultados em problemas simples de matemática propostos pelos pesquisadores. Eles pediram que as crianças contassem em voz alta o número de imagens numa página, que lessem números arábicos e fizessem outros cálculos simples.

Estudos anteriores mostraram que existe uma conexão entre o senso numérico e a habilidade matemática em adolescentes. Mas este é o primeiro estudo a explorar essa conexão em crianças por pouca ou nenhuma educação formal.
Leia mais:
“Estávamos interessados nas habilidades matemáticas mais precoces nas crianças, desde antes de entrarem na escola”, afirmou Libertus. Compreender isso poderia ajudar a nivelar o ensino de matemática entre crianças.

Libertus espera que, com mais resultados, jogos ou programas de ensino possam ser desenvolvidos para crianças visando aprimorar seu senso numérico.

A pesquisa foi publicada numa recente edição da revista 'Developmental Science’.

Nenhum comentário: