domingo, 15 de abril de 2012

Generosidade pode estar nos genes

Pesquisadores americanos descobrem genes que contribuem para uma personalidade gentil e generosa


The New York Times

Foto: Getty Images Ampliar
Estudo indica que genes podem prever a generosidade de uma pessoa

Ser agradável pode estar nos genes afirma novo estudo que descobriu que genes são, ao menos, parte do motivo de uma pessoa ser gentil e generosa.

Pesquisadores da Universidade de Buffalo e da Califórnia avaliaram o comportamento de pessoas com diferentes versões de receptores genéticos de dois hormônios – ocitocina e vasopressina – que acredita-se fazem as pessoas mais agradáveis.

“O estudo descobriu que estes genes combinado com a percepção das pessoas sobre o mundo como um lugar mais ou menos ameaçador pode prever a generosidade”, disse o autor do estudo Micheal Poulin, professor assistente de psicologia da Universidade de Buffalo.

“Especificamente, os voluntários que achavam o mundo ameaçador eram menos dispostos a ajudar – ao menos eles tinham versões dos receptores genéticos que eram associados à gentileza”. Poulin explicou que as versões “mais agradáveis” do receptor genético “permitem que a pessoa supere sentimentos de que o mundo ameaçador e ajude outras pessoas apesar destes medos”. O estudo será publicado no periódico científico Psychological Science.

“O fato de os genes predizerem o comportamento apenas pela combinação das experiências e sentimentos das pessoas em relação ao mundo não é surpreendente pois muitas conexões entre DNA e comportamento social são complexas”, disse Poulin.

Leia mais:


“Portanto se um dos seus vizinhos parecerem ser pessoas generosas, cuidadosas, com preocupações sociais, enquanto outro parece ser mais egoísta, pão-duro e não parecer interessado em trabalhar com afinco, o DNA deles pode explicar porque um é mais agradável que o outro”, disse.

“Nós não estamos dizendo que achamos o gene da generosidade”, disse Poulin. “Mas encontramos genes que prestam uma contribuição para que isto aconteça. O que eu achei interessante é o fato que os genes só fazem sua contribuição na presença de alguns sentimentos que as pessoas têm sobre o mundo que as cerca”.

Nenhum comentário: