quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Jovem tem pouco interesse pelo ensino profissionalizante

 

Pesquisa mostra que apenas 23% dos jovens brasileiros tem formação técnica


AE |
enviar por e-mail
Jovem tem pouco interesse pelo ensino profissionalizantePesquisa mostra que apenas 23% dos jovens brasileiros tem formação técnica
* campos são obrigatórios
corrigir
Jovem tem pouco interesse pelo ensino profissionalizantePesquisa mostra que apenas 23% dos jovens brasileiros tem formação técnica
* campos obrigatórios

Uma das políticas centrais do governo de Dilma Rousseff, a educação profissional não tem interessado tanto aos jovens como se poderia esperar. Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 77,5% dos entrevistados nunca frequentou algum curso profissionalizante, seja de nível básico, médio ou tecnológico. A maioria deles por falta de interesse.

Oportunidade: Pronatec terá quase 1,2 milhão de vagas este ano

A pesquisa mostra que, entre 2004 e 2010, o número de pessoas com cursos profissionalizantes aumentou 77%. Ainda assim, o porcentual é baixo: 23% dos jovens apenas passaram por alguma formação, excluindo-se aí o ensino superior. "O grande problema é a falta de interesse. Talvez falte conhecimento por parte dos jovens. Hoje, quem faz um ensino médio profissionalizante tem um ganho salarial 14% maior do que quem fez apenas o ensino médio regular. Um jovem com uma graduação tecnológica de três anos recebe 24% mais do que alguém com três anos de bacharelado", afirma o economista da Fundação Getúlio Vargas Marcelo Néri, responsável pela pesquisa.
Saiba mais sobre programa do governo

A falta de interesse é apontada como razão principal para não buscar um curso profissional em todas as classes entrevistas, e cresce na medida em que a renda também aumenta. Apenas nas classes D e E a falta de recursos surge como importante para mais de 20% dos entrevistados. "Nesses casos, uma bolsa do tipo Prouni (Universidade para Todos) pode ajudar. Mas o que a pesquisa mostra é que é preciso conquistar o jovem", afirmou Nery.

A pesquisa mantém o padrão de outro estudo sobre o Ensino Médio, que mostra a falta de interesse como o principal motivo para que os jovens deixem a escola. O levantamento, feito pelo Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas em Educação (Inep) mostra que 3,4 milhões de jovens brasileiros entre 18 e 24 anos não estudam nem trabalham. Dois terços deles por falta de interesse na escola.

Nenhum comentário: