quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cientistas russos atingem lago Vostok, no subsolo antártico

 

Isolado da superfície, lago de água doce pode conter formas de vida até agora desconhecidas



AFP | IG

enviar por e-mail
Cientistas russos atingem lago Vostok, no subsolo antárticoIsolado da superfície, lago de água doce pode conter formas de vida até agora desconhecidas
* campos são obrigatórios
corrigir
Cientistas russos atingem lago Vostok, no subsolo antárticoIsolado da superfície, lago de água doce pode conter formas de vida até agora desconhecidas
* campos obrigatórios
Foto: AFPAmpliar
Príncipe Albert, de Mônaco (3ºE) posa para fotos com cientistas
 perto do centro de pesquisas russo Vostok


Uma equipe de cientistas russos conseguiu atingir o misterioso lago Vostok, situado debaixo de uma camada de gelo de quatro quilômetros na Antártida, um trabalho que consumiu duas décadas de perfurações, anunciou nesta segunda-feira (6) uma fonte do meio científico à agência Ria Novosti.

"Ontem (domingo), nossos cientistas terminaram os trabalhos de perfuração e atingiram a superfície do lago, a 3.768 metros de profundidade", sob a calota polar do Pólo Sul, declarou a fonte, sem dar maiores detalhes.

Contatado pela AFP, um porta-voz do Instituto russo de Pesquisas Científicas para o Ártico e a Antártida informou que só o governo russo poderia confirmar esta informação.

O fim dos trabalhos iniciados há mais de 20 anos permitirão fazer "um estudo científico fundamental" sobre as mudanças climáticas, acrescentou o porta-voz do Instituto, Serguei Lesenkov.

Isolado da superfície há centenas de milhares de anos, este lago de água doce com 250 km de extensão e 50 km de largura (12.500 km2) poderia conter formas de vida até agora desconhecidas.

"Os trabalhos de perfuração começaram em 1989 com o objetivo de fazer investigações sobre paleoclimatologia", explicou Lesenkov. Foi somente depois que "se descobriu que havia um lago logo abaixo do local onde se realizavam as buscas", acrescentou.

Leia também: Cientistas estão a ponto de extrair água mais pura do mundo

Mas no começo dos anos 90, "os trabalhos foram suspensos pela falta de financiamento, (pois) a situação econômica era complicada após a queda da URSS", em 1991, continuou Lesenkov.

As operações foram retomadas em 1996 e foram interrompidas em 1998, depois dos apelos da comunidade internacional, inquieta por uma possível catástrofe ecológica devido ao uso de tecnologia pouco adaptada a estes trabalhos delicados.

"Finalmente, os especialistas do Instituto de Minas de São Petersburgo desenvolveram novas tecnologias de perfuração e os trabalhos foram retomados em 2006", acrescentou Lesenkov.

No ano passado, o ministro russo de Recursos Naturais e Ecologia, Yuri Trutnev, havia declarado que em 2012 "um acontecimento de alcance mundial nos espera".

"Ninguém chegou a tal profundidade na Terra", afirmou.

O estudo da camada de gelo e da água do lago permitirá aos especialistas estabelecer um cenário de mudanças climáticas naturais para os próximos milênios.

Nenhum comentário: