quinta-feira, 27 de maio de 2010

Estudantes da rede pública de ensino serão obrigados a ver filmes nacionais

Plantão | Publicada em 26/05/2010 às 15h46m
O Globo, com informações da Agência Senado

RIO - Alunos do ciclo básico da rede pública de ensino serão obrigados a assistir filmes e nacionais por, no mínimo, duas horas mensais. A proposta de autoria do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) foi aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O projeto segue agora para aprovação em plenário, antes de ser sancionada a lei. (Veja também: Estudantes da rede pública do Rio terão aulas de história da MPB)
De acordo com o texto, o objetivo, segundo o político, é disseminar a cultura na rede pública a um custo reduzido e despertar nas crianças o interesse pelas produções nacionais.

2 comentários:

Unknown disse...

Isso vai ser só no RIO ?

Guilherme disse...

Não, essa lei é para todo o país.
Leia o trecho retirado da página do Senador Buarque, na internet.

“Estudantes brasileiros de escolas públicas e privadas serão obrigados a assistir, no período de um mês, a pelos menos duas horas de filmes nacionais. A proposta faz parte de um projeto de lei, aprovado em caráter terminativo, pela Comissão de Educação do Senado, mas depende de exame da Câmara dos Deputados, antes de ser sancionada a lei.
De acordo com o texto, de autoria do senador Cristovam Buarque (PDTDF), essa exibição passa a ser um dos componentes do currículo escolar. O objetivo, segundo o político, é disseminar a cultura na rede pública a um custo reduzido e despertar nas crianças o interesse pelas produções nacionais.
"Escola sem cultura não é escola. É difícil fazer teatro em todas as escolas, mas cinema é perfeitamente possível. Com isso, a gente vai criar uma demanda para os filmes no futuro. Quando essas crianças crescerem, vão começar a ir ao cinema com mais frequência, entender e gostar mais dos filmes brasileiros, declarou o senador à Rádio Senado.”